quinta-feira, 30 de maio de 2013


Antoine Laurent Lavoisier

·         Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris a 26 de agosto de 1743, foi um químico francês, considerado o pai da química moderna.
 
·         Antoine nasceu numa família rica em Paris, herdou uma grande fortuna aos 5 anos devido ao falecimento de sua mãe.
 
·         Estudou química, botânica, astronomia e matemática durante os anos de 1754 a 1761 no Collège des Quatre-Nations.
 
·         Lei da conservação da massa ou lei de Lavoisier, mediu cuidadosamente as massas de um sistema antes e depois de uma reacção em recipientes fechados.

·         Lavoisier descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio o H2o, essa descoberta foi muito importante para a época, pois, segundo a teoria de Tales de Mileto, a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros matérias eram formados.
 
·         Lavoisier viveu na época em que começava a Revolução Francesa, foi guilhotinado a 8 de maio, após um julgamento sumário no dia anterior.

·         Ficou conhecido pela sua frase "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

 
                                                                                                    

 
                                                                                           Assinatura de Antoine Laurent de Lavoisier

quinta-feira, 2 de maio de 2013


 
Gago Coutinho
 
Carlos Viegas Gago Coutinho, oficial da Marinha portuguesa, foi um conceituado geógrafo, cartógrafo, historiador e navegador português, celebrizando-se acima de tudo nesta última área das suas atividades, por ter sido ele quem, juntamente com Sacadura Cabral, cometeu uma das mais arrojadas proezas da História da aeronáutica ao efetuar a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, a 17 de junho de 1922, o que o tornou num dos mais recordados pioneiros mundiais da aviação, não só em Portugal como
 
 também no Brasil onde, em sua homenagem existem, pelo menos, cinco ruas, uma praça e uma avenida com o seu nome – um prémio devido sobretudo ao facto de aquela proeza ter sido efectuada no contexto das comemorações da independência desta Nação.

Gago Coutinho nasceu em Lisboa a 17 de fevereiro de 1869 no seio de uma família humilde, enveredando pela carreira militar, na Marinha, o que lhe proporcionou o apuramento e a confirmação de todas as suas potencialidades e vocação científica a partir do seu ingresso na Escola Naval e da conclusão do curso em 1888.

Após uma intensa atividade como cartógrafo em Timor e em África, dedicou-se ao aperfeiçoamento de aparelhos de navegação aérea, já com a colaboração de Sacadura Cabral. Por todas estas ações, sobretudo pela travessia aérea do Atlântico Sul, foi Gago Coutinho promovido a contra-almirante e carregado de merecidas condecorações e distinções em Portugal e no Estrangeiro.

Entretanto dedicou-se à História Náutica, produzindo importantes obras de carácter geográfico e histórico que ainda hoje são preciosas referências para um grande número de investigadores. Faleceu na mesma cidade de Lisboa, onde nascera a 18 de fevereiro de 1959.